Instituto Pensar - Centro de Referência em Cidadania LGBTI do Recife celebra 8 anos

Centro de Referência em Cidadania LGBTI+ do Recife celebra 8 anos

por: Mariane Del Rei e PSB na Câmara


Centro de Referência em Cidadania LGBTI+ existe há 8 anos. Foto: Divulgação/Prefeitura do Recife

Centro de Referência em Cidadania LGBTI+ do Recife completou 8 anos de existência no último dia 29, Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. O espaço foi criado com a missão de garantir o direito à cidadania para todas as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais da cidade.

O centro oferece serviços e atendimentos específicos para vítimas de discriminação e violência com base na orientação sexual ou identidade de gênero e desde a sua criação já realizou mais de 16 mil atendimentos.

O local possui atendimentos jurídico, psicológico, assistencial e de orientação e acompanhamento às vítimas e familiares, com suporte de uma equipe multidisciplinar composta por nove profissionais especializados para o atendimento integral a essa população.

Atualmente, é um dos principais equipamentos da Prefeitura do Recife, sob a gestão do prefeito João Campos (PSB), construído para diminuir a desigualdade e avançar na construção de uma cidade sem preconceito e discriminação.

De acordo com Irene Freire, coordenadora do Centro de Referência em Cidadania LGBTI+ do Recife, o principal papel da casa é planejar, articular, monitorar, sistematizar, executar e avaliar ações na área de promoção, defesa e difusão de direitos LGBTI+ no município do Recife.

"Quem vem ao centro está em busca de apoio e nosso papel é defender os direitos humanos em todos os seus vieses e interfaces para a promoção da cidadania de forma integral e articulada, multidisciplinar e transversal?, ressaltou.

O município vem ampliando as políticas públicas para esse segmento no Recife, com a criação da Casa de Acolhimento Municipal LGBTI+ Roberta Nascimento, inaugurada no último dia 15 de agosto. Trata-se de um ambiente de apoio e segurança para que os acolhidos e acolhidas possam se fortalecer e se tornar independentes, a partir dos mecanismos oferecidos pela rede municipal.

Além disso, a rede de atendimento à população LGBTI+ é composta também pelo Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBTI+, na Boa Vista, e os dois ambulatórios de atendimento de cuidados de saúde.

Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Prefeitura do Recife



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: